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PUBLICAÇÕES

Dissertações

Vanessa Darmani Lima

RESUMO: Esta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa surge do desejo em desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem em espaços de educação não formal fundamentada nas práticas coletivas para a emancipação social. Como referência de trabalho coletivo recorremos às experiências desenvolvidas por grupos de teatro latino-americanos e do Brasil, mais especificamente, das experiências compartilhadas pela pesquisadora com os grupos teatrais em Vitória–ES. Com base nos conhecimentos de trabalho coletivo oriundos das experiências desses grupos teatrais estabelecemos uma relação entre o uso de metodologias de trabalho coletivo com decisões horizontalizadas, utilizadas como intervenções nas práticas educativas de educação não formal, a fim de contribuir para a criação de um modelo educativo na perspectiva da emancipação social aplicado no morro da Piedade em Vitória–ES. Os autores Paulo Freire, Santiago Garcia e Boaventura dos Santos serviram como referencial teórico para a pesquisa.

Wyller Villaças Siqueira Mesquita

RESUMO: Este texto apresenta pesquisa oriunda de investigação vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Cidade e Humanidades GEPECH/IFES, ligado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O referencial teórico da pesquisa está alinhado ao materialismo histórico-dialético e conta ainda com um conjunto de autores de distintos campos do conhecimento que desenvolveram suas teorias inspirados nos pressupostos marxianos, a saber: Lefebvre, Vigotski, Moura, Brecht, Boal e Koudela. Especificamente para os estudos sobre o teatro de rua toma-se como referência os seguintes autores: Jussara Trindade, Licko Turle, Narciso Telles, André Carreira, Alexandre Mate, entre outros. Define como objeto de pesquisa o teatro de rua e tem em vista responder a seguinte questão: Qual o potencial do teatro de rua como recurso para projeto de educação na cidade? Para isso definiu-se como lócus de pesquisa o Morro da Piedade. A partir dessa definição foi elaborado um estudo sobre a localidade e delimitado um roteiro de espaços vividos pelos moradores para realizar a ação de uma viagem formativa de educação na cidade. A Viagem Formativa realizada e analisada na pesquisa trata-se de uma nova proposta denominada de Viagem Formativa Teatralizada, estruturada dialeticamente nos pressupostos do teatro de rua; do teatro político a partir de Brecht, Boal e Koudela e da educação na cidade. A Viagem Formativa Teatralizada, constitui-se como uma proposta de modelo de ação no qual o roteiro dramatúrgico (texto) é aberto ao jogo de aprendizagem coletivo, produzido pelos participantes na vivência da encenação teatral. Nesse jogo de produção da obra teatral são problematizados coletivamente os conflitos e contradições da realidade (do Morro da Piedade), produzindo a partir da ação épico-dialética novos conhecimentos que superam a visão de aparência preconcebida do local. Com os dados da pesquisa foi possível constatar a potencialidade da linguagem do teatro de rua, assumido com intencionalidade numa perspectiva crítica, como instrumento que colabora para o desenvolvimento e promoção da educação na cidade. Assim, a proposta de Viagem Formativa Teatralizada desenvolvida na pesquisa refere-se a outra forma de ação que possibilita uma vivência de educação estética na/com a cidade. Essa modalidade amplia as possibilidades de uma educação crítica, plena, inclusive no campo da formação continuada de professores da educação básica. Nesse sentido, para subsidiar processos formativos com professores, foi produzido como produto educativo um vídeo de registro da Viagem Formativa Teatralizada feita ao Morro da Piedade.

Artigos

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v. 16 (2022): Ano 09, Volume Único - Publicação Contínua

Publicado: 2022-02-04

Vanessa Darmani Lima

Resumo:

O texto aborda o desenvolvimento de projeto de extensão apoiado por duas pesquisas de mestrado em Ensino de Humanidades. O lócus das ações foram dois bairros distintos da periferia urbana de Vitória–ES, realizadas entre os anos de 2017 e 2020 e analisadas em 2021. Apesar das diferenças, os dados apontam problemas comuns nas duas comunidades: falta de espaços de lazer, ocorrência de violências das mais variadas ordens – inclusive a incentivada pelo Estado – e representação social negativa dos bairros e suas consequências para os moradores. Com base em dados produzidos a partir de diagnósticos comunitários, buscou-se potencializar ações conjuntas – intervenções sociais dialógicas – que potencializaram a expressão periférica positiva. Temos como resultados que a valorização do protagonismo comunitário tem relações diretas com a superação de subjetividades negativadas – amparadas no medo –, que são atravessadas pela representação social do lugar.

Como Citar

Bis dos Santos, L., Lucas Guimarães, A., & Darmani Lima, V. (2022). Potencialização de ações coletivas em periferias urbanas: os casos dos morros de Jesus de Nazareth e da Piedade em Vitória–ES. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 16, 1–26. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2022.16.3375

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v. 26 n. 3 (2022): A PAISAGEM E SUAS INTERAÇÕES: O AMBIENTE, A ARTE E O ENSINO

DOI: https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022

Publicado: 17-11-2022

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre Educação na Cidade no contexto da área de ensino de Humanidades. Para isso, recorre a pressupostos lefebvrianos relacionados ao conceito de direito à cidade, bem como dialoga com contribuições do universo da arte, mais especificamente sobre teatro de rua. Tem por objetivo evidenciar aspectos teórico-metodológicos envolvidos na elaboração de roteiro de viagem formativa teatralizada a espaços urbanos. Com base em dados sobre o Morro da Piedade, localizado na cidade de Vitória/ES, evidencia contribuições de uma proposta de viagem formativa planejada com o intuito de discutir e problematizar conflitos e contradições sintetizados nesse lugar. Conclui que a viagem formativa, nessa vertente teórica, constitui uma estratégia pedagógica importante para estimular outros olhares e experiências dos sujeitos com a cidade, a fim de apreender traços de sua dimensão formativa em uma perspectiva crítica.

Como Citar

Mesquita, W. V. S., Côco, D., & Chisté, P. de S. (2022). EDUCAÇÃO NA CIDADE E TEATRO DE RUA: UMA PROPOSTA DE VIAGEM FORMATIVA. Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1280–1298. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3062

Wyller Villaças Siqueira Mesquita

Wyller Villaças Siqueira Mesquita

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v. 20 n. 2 (2022): Dossiê Representações da Paisagem

DOI: https://doi.org/10.5016/estgeo.v20i2.17284

Publicado: 01-12-2022

Como Citar

MESQUITA, W. V. S.; COCO, D. ; LEITE, P. S. C. . Educação na cidade e teatro de rua: temas em debate na formação de professores. Estudos Geográficos (UNESP), v. 20, p. 242-243, 2022.

Wyller Villaças Siqueira Mesquita

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V Seminário de Pesquisas em Ensino de Humanidades e I Simpósio Internacional de Abordagens Qualitativas nas Pesquisas em Humanidades.
DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.002
Publicado: 2021

RESUMO:
A pesquisa insere-se na linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como temática a educação na cidade e teatro de rua, temas que encontram unidade em proposta de formação continuada a ser realizada com professores da educação básica. O objetivo da proposta é problematizar conflitos e contradições que permeiam o Morro da Piedade, compartilhando-os com professores por meio de uma viagem formativa inspirada no teatro de rua. Adotaremos para isso pesquisa qualitativa teórico- empírica e o referencial teórico da pesquisa está alinhado ao materialismo histórico dialético. Nesse sentido recorreremos a um conjunto de autores de distintos campos do conhecimento que desenvolveram suas teorias inspirados nos pressupostos marxianos, a saber: Lefebvre, Vigotski, Leontiev, Moura, Brecht e Boal. Especificamente para os estudos sobre o teatro de rua toma-se como referência os seguintes autores: Jussara Trindade, Liko Turle, Narciso Telles e André Carreira.
Palavras - chave: Educação na cidade; Teatro de rua; formação de professores; Morro da Piedade 

Como citar:

MESQUITA, W. V. S.; COCO, D. (Org.) ; LEITE, P. S. C. (Org.) . V Seminário de Pesquisas em Ensino de Humanidades e I Simpósio Internacional de Abordagens Qualitativas nas Pesquisas em Humanidades. 1ª. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 242p.

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